Tombamento da imagem de Nossa Senhora da Soledade, Delfim Moreira/MG

Tombamento da imagem de Nossa Senhora da Soledade, Delfim Moreira/MG

O dossiê da imagem de Nossa Senhora da Soledade compõe o processo do primeiro tombamento de bem móvel em Delfim Moreira. Ao longo da história do município, tal imagem se constituiu como um importante elemento (re)formador das práticas religiosas locais. Presente desde a fundação do povoado, o bem conquistou a adoração de inúmeras gerações, cristalizando significados através de rezas, promessas, templos e festas específicas ao seu culto.

Tendo em vista a visibilidade pública deste bem, a construção do dossiê contou com um profundo trabalho realizado no período de dezembro de 2006 a março de 2007, ganhando uma rica contribuição de entrevistas concedidas por antigos moradores de Delfim Moreira, através dos quais foi possível se ter acesso a lendas de tempos remotos ou a narrativas de acontecimentos locais que não tinham sido devidamente registrados até o momento. A utilização da metodologia da história oral foi respaldada por uma complexa bibliografia composta por trabalhos de pesquisadores delfinenses, historiadores especialistas na trajetória histórica de Minas Gerais, estudos sobre a iconografia cristã e sobre divindades femininas, além de pesquisas divulgadas em obras e sites do IBGE e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Entre julho de 2009 e agosto de 2010, a imagem passou por uma restauração sob a responsabilidade técnica do Núcleo de Conservação e Restauração da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), quando ocorreram intervenções tais como: higienização para remoção de sujidades superficiais; refixação da policromia em desprendimento; remoção de camadas de intervenções posteriores, como as bolinhas vermelhas do soqueixal e as cruzes e bolinhas douradas da túnica; imunização preventiva para evitar ataque de insetos xilófagos; tratamento do suporte; aplicação de camada final de verniz para proteção da policromia contra os agentes externos.

O dossiê elaborado pela empresa Memória Arquitetura, em contrato firmado com a Prefeitura Municipal de Delfim Moreira/MG, conta ainda com um amplo conjunto fotográfico e cartográfico, capaz de exibir com precisão, significativas mudanças ocorridas no cenário municipal ao longo dos anos, elucidando detalhes da paisagem citadina e do atual estado de conservação de um dos mais representativos bens culturais da história de Delfim Moreira: a imagem de Nossa Senhora da Soledade.