Tombamento da Estação de Olegário Maciel, Distrito de Piranguinho/MG

Tombamento da Estação de Olegário Maciel, Distrito de Piranguinho/MG

O processo de Tombamento da antiga Estação Ferroviária de Olegário Maciel, distrito de Piranguinho/MG, buscou agrupar e sistematizar informações históricas, depoimentos de moradores e pesquisadores da região, análises arquitetônicas e do estado de conservação do bem. Os resultados do trabalho elaborado pela empresa Memória Arquitetura em 2004, embasaram os dois pareceres técnicos que justificaram a decisão favorável pelo tombamento, sendo um assinado pelo historiador da equipe técnica e outro elaborado por um membro do Conselho Municipal de Patrimônio.

A “Estação Olegário Maciel” foi fundada em 1906 após um longo período de paralisação de suas obras. O edifício caracteriza-se como um típico exemplar da arquitetura ferroviária de pequeno porte, muito difundida em pequenas localidades no início do século XX. Durante seus primeiros anos, a estação gerou grande euforia na região, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do povoado. A estação permaneceu ativa durante décadas até sua desativação em 1983, quando o último trem atravessou o distrito. Dessa forma, o edifício da estação passou a ser apropriado de diversas maneiras: tornou-se posto de saúde, salão paroquial, uma escola e até mesmo como moradia de algumas famílias.

Em 2004, ano de realização do dossiê de tombamento, a antiga Estação encontrava-se em delicado estado de conservação, necessitando de urgentes cuidados para reverter seu processo de deterioração. Felizmente, um projeto de revitalização de toda a área foi aprovado e executada no ano seguinte, pondo fim a um longo período em estado de abandono, sendo destinada para uso de eventos sociais da comunidade. Também atende a Escola Municipal Dr. Ataliba de Morais para atividades com os alunos, além de servir o CRAS do município que desenvolve no local aulas de ginástica, dança e karaté, entre outras. E ainda, um dos cômodos da edificação é destinado ao uso dos correios.