Plano Municipal de Turismo de Santa Rita do Passa Quatro/SP

Plano Municipal de Turismo de Santa Rita do Passa Quatro/SP

A cidade de Santa Rita do Passa Quatro/SP, é reconhecida como “Estância Climática” pelo Estado de São Paulo e faz parte da Aprecesp – Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo, que atualmente congrega 70 estâncias que estão divididas entre: balneárias, climáticas, hidrominerais e turísticas. Apesar da reconhecida vocação turística do município, com uma considerável rede de serviços de hospedagem e alimentação voltados para ao atendimento ao público visitante, o turismo ainda é uma atividade aquém do seu enorme potencial de expansão. Para crescer, o turismo precisa ser planejado e implementado segundo normas e princípios claramente definidos, com uma verdadeira sinergia entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada. Esse processo pode criar maior cooperação ou colaboração entre os vários interessados no apoio às metas e objetivos, ampliar oportunidades, bem como consolidar uma base para reagir mais eficientemente em relação às mudanças do mercado. Deve ainda ser detentor de um modelo de gestão descentralizada e participativa que atenda às necessidades de desenvolvimento local.

Nesse sentido, a Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro, contratou o grupo Memória Arquitetura para a “Elaboração do Plano Municipal de Turismo”, visando a promoção:
a) Da melhoria das relações sociais;
b) Da valorização da cultura local;
c) Da preservação do meio ambiente;
d) Do desenvolvimento da economia de forma equilibrada e consistente.

E ainda, estabelece os seguintes objetivos específicos:
a) Levantar e analisar a situação atual do turismo na localidade;
b) Prever o seu desenvolvimento natural para os próximos anos sem a intervenção planejada;
c) Estabelecer os objetivos e metas do município em relação ao desenvolvimento econômico e, através destes, estabelecer a política municipal de desenvolvimento do turismo;
d) Delimitar os programas de ação que irão compor a política de turismo municipal;
e) Desenvolver os projetos que ponham em prática o Plano Municipal de Turismo.

Esse planejamento deve, sobretudo, promover o debate entre as diferentes visões do desenvolvimento pretendido, assim como deve considerar as necessidades específicas dos grupos envolvidos, as expectativas para o futuro e as experiências já comprovadas no âmbito do desenvolvimento do turismo sustentável. Isso implica reconhecer, no turismo, uma atividade que não pode ser dissociada do processo de desenvolvimento de Santa Rita do Passa Quatro/SP.