Inventário de Bens Móveis e Integrados de Igrejas Tombadas no Espírito Santo

Inventário de Bens Móveis e Integrados de Igrejas Tombadas no Espírito Santo

Em dezembro de 2010, através da Superintendência do IPHAN no Espírito Santo, o grupo Memória Arquitetura foi contratado para executar os Inventários dos Acervos de Bens Móveis e Integrados da Igreja Nossa Senhora da Assunção e Residência Anexa (Santuário Beato José de Anchieta), em Anchieta; Igreja Reis Magos, Serra; e Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Vitória, além da elaboração de Manual de Conservação.

Os acervos dos monumentos tombados no Estado do Espírito Santo são constituídos, em sua grande maioria, por peças de arte religiosa datadas dos séculos XVI ao XX. Esses acervos estão protegidos legalmente, necessitando, assim como os bens arquitetônicos, de ações de proteção contra roubo, conservação e fiscalização.

Objetivando destacar os valores históricos, estéticos e afetivos dos bens inventariados (imaginárias, retábulos, mobiliários, quadros, estandartes, dentre outros), utilizou-se a metodologia do Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão – SIGG/IPHAN, através do preenchimento de fichas padrões, contendo relatório fotográfico (Ficha M207), de cadastro de bens e estado de conservação (Ficha M301) e características físicas, técnicas e estilísticas (Ficha M305).