INRC da manifestação dos Bois-Bumbás no Amazonas

INRC da manifestação dos Bois-Bumbás no Amazonas

No intuito de produzir conhecimento e documentação sobre o Complexo Cultural dos Bois-bumbás no Médio Amazonas e Parintins com vistas ao seu Registro e reconhecimento como Patrimônio Cultural do Brasil, o grupo Memória Arquitetura foi contratado pela Superintendência do IPHAN no Amazonas em 2011.

O sítio de abrangência da pesquisa privilegiou a região do Médio e Baixo Amazonas, especialmente os municípios de Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Itacoatiara, Itapiranga, Manaus, Maués, Nova Olinda do Norte, Parintins, foco das manifestações de boi-bumbá.

Sabe-se que a brincadeira de boi possui tamanho significado no contexto sociocultural dos amazonenses e que diversos municípios do estado não possuem esta manifestação devidamente conhecida e registrada. Neste sentido, a efetivação do INRC funciona como um meio de conhecimento dos grupos de boi-bumbá que em sua grande maioria não são objeto de desejo da mídia e nem de pesquisadores que tratam desta discussão, e ainda como instrumento de proteção e promoção desta manifestação cultural tão relevante.

A escolha destes municípios como objeto de pesquisa se pauta no fato de serem localidades dentro do estado do Amazonas que apresentam ou apresentaram de forma mais expressiva as brincadeiras de boi. Ressalta-se que este recorte foi realizado sob a indicação de técnicos do IPHAN-Manaus, os quais já possuíam conhecimento prévio acerca da ocorrência das brincadeiras de boi-bumbá nos respectivos municípios.